Copa do Mundo é sinônimo de diversão, integração e rivalidade. No entanto, os negócios também ficam intensos durante a competição mundial e, claro, as franquias não poderiam ficar de fora.O faturamento do mercado de franquias brasileiro deve crescer até 10% em 2018 e o Mundial de futebol pode somar bons resultados neste cenário promissor, segundo a previsão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
É preciso planejar com antecedência quais produtos sazonais serão especificamente lançados durante o evento que, graças à sua influência em escala mundial, alcança pessoas de diversas culturas e classes sociais, inclusive quem não gosta nem acompanha jogos de futebol.
A rede de franquia McDonald’s, por exemplo, sempre aproveita a ocasião para lançar produtos voltados para a Copa, e esse ano não foi diferente. A rede apresentou, em abril desse ano, a edição de 2018 dos ”sanduíches campeões”, uma promoção feita para homenagear os 8 países que levantaram a taça mais vezes ao longo dos anos: Brasil, Itália, França, Espanha, Alemanha, Uruguai, Inglaterra e Argentina. Essa campanha só existe nas redes brasileiras de McDonald´s e gera, a cada 4 anos, grandes expectativas por parte dos consumidores.
As franquias, independentemente do segmento que atuam, devem sempre aproveitar essas oportunidades para lançar uma novidade relacionada ao evento em questão. Os consumidores gostam de estar inseridos e vivenciar a experiência o máximo possível. Então, é interessante que as redes de franquia analisem e detectem exatamente o que o público espera para que, assim, suas vendas aumentem exponencialmente durante aquele período.