Feiras de Franquia
Veja as grandes dicas de como agir numa feira de franquia:
1º- Usar a feira para aprofundar o conhecimento no mercado de franchising.
2º- Iniciar ou estreitar o relacionamento com as franquias que se tem interesse.
3º- Obter todo o material prévio necessário à avaliação dos números e informações do negócio.
4º- Participar dos fóruns, debates e palestras informativas que normalmente são promovidos durante esse encontro.
Com certeza, agindo assim, se essa for realmente a sua intenção, será muito difícil ficar longe desse mercado. Não há dúvida de que as feiras de franquia são importantes ferramentas para os franqueadores divulgarem suas marcas e seus modelos de operação, bem como para os candidatos conhecerem mais detalhadamente e de perto as ofertas que estão no mercado.
Amanhã, dia 27/06, começará a realização da feira de franquias promovida pela Associação Brasileira de Franchising, que vai até o dia 30/06 na cidade de São Paulo, no Expo Center Norte. A ABF Franchising Week é o maior evento de franquias da América Latina e chega a sua terceira edição promovendo debates sobre o impacto da transformação digital no setor e a importância do propósito e da colaboração nas redes.
Entretanto, é importante ter em mente que a feira não é o momento no qual serão celebrados contratos de franquia e, tampouco, pode ser usada com essa finalidade. Espera-se na verdade, dos expositores que dela fazem parte, que aproveitem a divulgação e o direcionamento do público presente para darem início às tratativas de novas operações.
O objetivo, de fato, da ABF Franchising Expo é fazer com que os participantes do evento saiam de lá inspirados por novas ideias para o desenvolvimento de seus negócios no modelo de franquia. É necessário que os stakeholders do setor troquem ideias e experiências baseadas em dados e casos bem sucedidos para que se abram novos caminhos a quem deseja investir ou já investiu em uma franquia.
Como Acontecem?
A feira concentra num só lugar a maioria das informações de que se precisa no momento inicial, quando se está procurando uma oportunidade. No entanto, esse formato de divulgação não dispensa todo o processo de contratação sobre o qual já tive a oportunidade de citar em outros artigos.
Normalmente, a etapa que se vence na feira é a do conhecimento inicial, quando os representantes do franqueador podem perceber em determinado candidato o potencial que esperam para a operação de uma unidade franqueada de sua rede. Do lado do franqueado, esta é a oportunidade de conhecer detalhadamente as principais informações do negócio pretendido, bem como travar com o franqueador os principais contatos que poderão fazer toda a diferença lá na frente, quando ocorrer a contratação.
Assim, mesmo não se formalizando a contratação na feira, a sua utilização como canal entre franqueado e franqueador é uma importante ferramenta para ambas as partes. O candidato pode, além de conhecer os potenciais negócios com os quais se identifica, adquirir importantes conhecimentos sobre o desenvolvimento de nuances do segmento que escolher.
Meu aconselhamento, contudo, é que, a despeito do procedimento específico adotado para cada franqueador, nada seja assinado na feira. O momento de se sacramentar a contratação não ocorre lá. Pode, como já disse, decorrer dela (aliás, é o que, efetivamente se espera), mas não ser feito durante esse primeiro contato.