fbpx

Tenho falado sobre a expectativa de se iniciar um novo negócio, sobre a dúvida entre se aventurar em um voo solo ou ir a procura de uma parceria para empreender esse projeto. Acho que tenho conseguido transmitir meu recado. Mas ainda existem perguntas e dúvidas as quais, na medida do possível, esclarecerei.

Acredito que os esclarecimentos destas questões servirão para todos aqueles que desejam investir em uma franquia, mas tem certo receio de que algo dê errado. Uma vez me perguntaram: O que você classifica como as principais causas de frustração em relações de franquia? Sem hesitar respondi que, como em qualquer relação, a frustração nasce do não atingimento de uma expectativa, pois toda vez que depositamos expectativa em algo ou alguém nos sentimos frustrados quando ela não é alcançada.

Sentimos frustração por termos escolhido errado, investido mal, perdido tempo e, principalmente, por termos perdido dinheiro,  às vezes o dinheiro que se levou uma vida para juntar. Contudo, toda nova relação prescinde,no início, de um ”alinhamento de expectativas”. É muito importante, tratando-se de uma franquia, que tanto o franqueador quanto o franqueado saibam o que esperar um do outro antes da contratação.

Caso não haja esse alinhamento, as frustrações das relações de franquia podem ocorrer para ambas as partes. O franqueado se decepciona,por exemplo, quando espera suporte, transferência de know-how, treinamento, capacitação e inovação, mas se depara com uma rede que só se preocupa com os próprios lucros.

Por outro lado, a franqueadora que selecionou seu franqueado para estar à frente de sua unidade, investindo no atendimento e atento às necessidades do negócio, se frustra deparar-se com alguém desinteressado, que delega a administração e só se preocupa com o retorno financeiro pessoal que terá. O fato é que onde há uma expectativa real, qualquer resultado diferente pode ser uma grande decepção.

Minhas dicas para evitar essa situação e obter sucesso no negócio são:

1º-  Avalie cuidadosamente quem você pretende contratar.

2º- Saiba determinar logo no início o que se deve ou não esperar daquela relação.

3º – Não despreze os seus instintos.

4º- Alinhe as expectativas na primeira oportunidade.

5º- Busque a formação do seu conhecimento antes de assinar qualquer documento.