Outro assunto em pauta atualmente é a internacionalização de empresas brasileiras, dos mais variados segmentos. Como não poderia deixar de ser, as franquias e as marcas que ostentam, têm sido o grande alvo do mercado estrangeiro e vice-versa.
Tenho sido procurada não apenas por franqueadores nacionais que pretendem desenvolver suas atividades em outros países, como também, por grupos investidores do estrangeiros que estão vindo para cá através de representantes, captar negócios interessantes e inovadores, com marcas representativas, para desenvolverem e expandirem fora do Brasil.
Esse processo, contudo, independente de sua origem — partindo o interesse das empresas brasileiras ou de investidores estrangeiros — deve ser pensado com extrema cautela e estruturado levando em conta vários fatores.
Aqui vão algumas dicas:
1- Antes de decidir expandir para determinada localidade, pesquise os costumes dos consumidores e avalie se o seu produto ou serviço, no formato como é trabalhado aqui, terá aceitação no país onde pretende se estabelecer ou se será necessário adaptá-los ao público local;
2- Conheça a legislação do lugar ou lá promova parcerias que facilitem seu entendimento quanto aos direitos e obrigações que a exploração da atividade demandará, bem como, a forma de contratação que deverá ser utilizada;
3-Avalie o mercado e seus possíveis concorrentes;
4-Verifique os pontos que mais se adéquam ao seu negócio e pesquise as condições comerciais oferecidas.
Assim, antes de se decidir pelo mercado exterior, conheça o local para onde está indo e quais são as implicações decorrentes, só então contrate e aceite esse desafio.