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5 Dicas para saber se seu negócio é FRANQUEÁVEL

Mesmo em momentos de crise, o mercado de franquias no Brasil vem mostrando força com crescimento de faturamento ano a ano com taxas entre 6% a 7%. Mesmo no ano de 2020, assolado pela pandemia do novo corona vírus e com a necessidade do isolamento social, a previsão de crescimento está na casa dos 8%, segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising. Isto porque, mesmo com a queda drástica de alguns setores, como vestuário, serviços e até alimentação, outras áreas tiveram crescimentos expressivos como o delivery – com crescimento acima dos 105% – cursos e vendas on-line. Portanto, é natural que empresários queiram saber se tem um negócio franqueável.

Empreendedores veem uma demanda reprimida que pode ser a esperada oportunidade para expandirem seus negócios. Como os números mostrados acima apontam, franquear seu empreendimento pode ser a melhor ideia para o crescimento da empresa e expansão da sua marca. Mas aí vem a pergunta: como saber se meu negócio é FRANQUEÁVEL?

Para isso, preparamos dicas rápidas que você pode aplicar no seu negócio, confira.

1. Avaliar a maturidade da empresa

Quando pensamos em expandir o negócio através do sistema de franquias, temos que pensar na maturidade desse negócio. Ou seja, é fundamental que a empresa já tenha uma presença sólida no mercado, uma clientela que confia no produto/serviço e cujo modelo de gestão seja comprovadamente de sucesso.

O gestor tem que saber com clareza todos índices e informações referentes a operação do negócio como: fluxo de caixa, custos diretos e indiretos, custo da mão-de-obra, margem de lucro, custos financeiros, legislação. Ter todas essas informações na ponta da língua é o primeiro passo para estruturar e padronizar processos. Vamos ver isso a seguir.

2. Processos de gestão estruturados

Para pensar no franqueamento do negócio, estruturar os processos é o alicerce que permitirá a expansão da sua empresa e a padronização da gestão. Estamos falando em ter métodos muito bem definidos para operações como vendas, controle de caixa, recrutamento e seleção só para citar alguns.

Essa estruturação é fundamental para preparar o seu negócio em um modelo que pode ser replicado. A isto se chama “modelagem de negócio” e, como já falamos, é a base sobre a qual a rede de franquia irá se erguer.

3. Padronização da marca, do atendimento e do produto/serviço

Padrão é tudo para uma empresa que deseja ampliar os negócios por meio de franquias. Você, empresário, tem que ter em mente que a força da rede está exatamente na replicação do seu modelo de negócios em qualquer praça, cidade ou país. As pessoas precisam olhar para qualquer unidade, produto ou marca e identificar imediatamente que se trata da sua empresa. Em outras palavras, a padronização faz parte do processo de modelagem de negócio que falamos acima.

Embora não seja obrigatório, fica mais fácil padronizar seu negócio quando você já tem outras unidades próprias antes de partir para a expansão por meio de franquias. Desta forma, você pode aplicar a padronização na sua empresa identificando e corrigindo problemas; avaliar se o modelo de negócio tem desempenho similar em outros locais e estudar, em escala menor, como seu negócio funciona em rede.

4. Ter uma unidade piloto

A unidade piloto será a unidade que abrigará todos os procedimentos e processos que serão vendidos para os futuros franqueados. Esta unidade terá que ter toda a padronização visual – que vai da marca às cores da unidade passando por uniformes, impressos etc. – padronização de atendimento, de produtos/serviços, maquinário e tudo que envolve o processo de franqueamento da empresa.

Ela será a vitrine do seu negócio franqueável. Cabe a unidade piloto mostrar ao mercado que empreender na sua rede vale o investimento. Também servirá como “laboratório de teste” para práticas de gestão, aplicação de procedimentos e técnicas que vão ajudar a definir como uma unidade franqueada irá funcionar. Após testar, as ferramentas oferecidas aos futuros franqueados e acompanhamentos realizados irão se tornar mais assertivos, contribuindo para a implementação em toda rede.

5. Ter uma assessoria técnica e jurídica

Todo o processo de preparação para se tornar uma rede de franquias envolve diversas etapas de implementação, conhecimento técnico e empresarial e preparação jurídica da empresa. Portanto, é uma decisão que precisa contar com a consultoria de especialistas com experiência de mercado para que o sonho de expansão do negócio torne-se realidade.

É importante falar que o mercado de franquias no Brasil é regulamentado. Cabe a franqueadores e franqueados direitos e deveres que precisam ser cumpridos dentro da lei para que se tenha uma parceria de sucesso.

Conclusão

A ideia desse artigo é mostrar que expandir o negócio através de franquias é uma decisão que precisa ser tomada com base em vários critérios técnicos e jurídicos e, acima de tudo, requer uma mudança de comportamento dentro da sua empresa e do próprio dono. E, quando as etapas são cumpridas, o crescimento é praticamente garantido.

Você, empresário, precisa saber que iniciar uma rede franqueadora requer tempo, paciência e muito trabalho. Os anos iniciais são especialmente desafiadores requerendo foco e resiliência até que a modelagem do negócio encontre um plano operacional ideal para ser implementado e replicado.

Veja o que diz esse vídeo do Canal Me Poupe, da Nathalia Arcuri, sobre o mercado de franquias e como saber se seu negócio é franqueável.

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Abraços e até o próximo artigo. Tchau.