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Em um artigo recente que escrevi aqui no blog vimos que o dono ou dona precisa preparar a sua empresa para que ela se torne franqueável e, desta forma, expandir o negócio por meio de uma rede de franquias.

Com o negócio estabelecido como franquia, o próximo passo é a atração de novos empreendedores com o perfil certo para tornar-se parceiro da sua marca. Em outras palavras, você, franqueador, terá que “vender” o seu negócio para as pessoas dispostas a empreender com você.

Lembre-se, franquia é parceria e, como tal, tem que ser uma relação ganha-ganha para ambos os lados. Mas, como achar a empreendedora ou o empreendedor correto para ser meu franqueado?  Vamos ver aqui cinco dicas que irão te ajudar nessa busca.

1- Tudo começa pela COF

A Circular de Oferta de Franquia, COF, é o principal documento no primeiro contato com possíveis franqueados. Nela, devem estar dispostos todas as informações referentes a operação, investimento, cotas de marketing e royalties da sua franquia. A COF deve apresentar dados realistas para cenários realistas. Dados inflados ou otimistas demais poderão gerar expectativas frustradas no futuro para o seu franqueado. O que, de fato, não ajudará em nada na expansão no negócio.

Por conta disso, que a COF deva ser feita por profissionais especialistas em franquias para problemas como esse ou até mesmo jurídicos não ocorram entre as partes envolvidas. Portanto, comece certo e certifique-se que todos os processos estejam estabelecidos, COF e contratos, corretos.

2- Trace metas e objetivos de expansão

Mesmo com um modelo de negócio formatado e maturo, é necessário ter um planejamento de expansão. O franqueador precisa ter foco para não dar um passo maior que a perna durante esse processo. Esse é, na verdade, um erro muito comum principalmente em franquias jovens. Crescer não levando em conta os distanciamentos geográficos de outras praças, por exemplo, eleva os custos substancialmente. Portanto, é necessário cautela e planejamento.

Uma boa estratégia de crescimento é o conceito de crescimento em espiral. Como a próprio nome diz, é o crescimento que parte do centro e vai aumentando gradativamente. É crescer “perto de casa” e expandindo a área de atuação aos poucos. A grande vantagem dessa estratégia consiste em atrair franqueados locais que já estão familiarizados com a marca. Além de ser financeiramente mais viável.

A estratégia do crescimento em espiral não se restringe apenas a região em torno da matriz da franqueadora. Pode também ser utilizada na expansão de novas áreas como outra grande cidade ou uma nova capital. Sempre levando em conta a viabilidade financeira e operacional da rede.

3- Tenha canais de comunicação com seus franqueados

Como já dissemos, franquia é parceria. Veja o seu franqueado como um parceiro disposto a crescer junto com você e o seu negócio. A boa comunicação entre franqueador e franqueado garante a saúde da rede e a torna mais atrativa para que outros investidores queiram fazer parte do time vencedor.

Numa relação de negócios, não há mundo cor de rosa. Problemas e conflitos fazem parte do cotidiano das relações empresariais. A diferença está em saber como lidar com esses problemas. Transparência na comunicação e a busca da solução de conflitos gera confiança e respeito na relação franqueador – franqueado.

Outra estratégia muito boa é gerir um canal de comunicação que permita a troca de informações entre franqueados, podendo coletar insights para o negócio como um todo. Franqueadores sabem que muitas das inovações para o negócio vem de seus franqueados.

4- Construa estratégia de presença digital

A presença digital nos dias de hoje, não se refere apenas a obrigatoriedade de ter um site e estar persente nas redes sociais. Vai muito além disso. Precisamos ter uma estratégia bem definida de como trabalhar cada um dos canais digitais existentes, pois cada um tem características e públicos bem distintos.

Por exemplo, o site normalmente é a referência para informações corporativas e apresentação dos serviços e/ou produtos da empresa, mas pode também ser usado como canal de prospecção de novos clientes por meio de landing-pages e formulários de contato. O WhatsApp pode ser usado como atendimento a clientes e fornecedores e o Instagram pode ser o local para que franqueados compartilhem suas experiências do dia a dia da rede.

Não sou especialista em estratégias digitais e, caso essa também seja a sua realidade, aconselho contratar uma agência de marketing digital. Eles têm os profissionais que vão saber definir a estratégia ideal dentro do seu orçamento. O importante é não deixar de fazê-lo.

5- Participe de feiras de franquias

As feiras de franquias são ótimas para apresentar a sua empresa para o público correto. Embora não seja o local ideal para “fechar negócios”, são eventos muito bons para saber como está a temperatura do mercado. O bom das feiras está em conhecer como outras redes de franquias “vendem” suas marcas, identificar as melhores práticas e comparar valores.

Gostou das nossas dicas? O objetivo desse artigo é apontar para você insights que, às vezes, pode passar despercebido. Em todos esses passos, é bom ter profissionais especializados para orientá-lo nas principais decisões.

Comente aqui em abaixo o que você achou dessas dicas. Se tiver outras ideias, compartilhe conosco. Caso queira saber mais sobre o universo das franquias, clique aqui e baixe gratuitamente o livro Franchising no Brasil. Aproveite.

Abraços e até o próximo artigo.