Atenção total à escolha do ponto comercial
Você já deve ter ouvido falar que um bom operador num ponto ruim pode não performar muito bem, enquanto um mau operador num ponto comercial legal tem grandes chances de conseguir reverter seus gaps operacionais em resultados razoáveis de vendas. Por isso, antes de qualquer coisa deve-se checar a vacância da região aonde pretende atuar, a demanda pela marca e pelos produtos/serviços a serem ofertados é extremamente relevante.
Busque entender também o respaldo que a franqueadora oferece na escolha da localização do ponto de venda e na negociação do mesmo. Encontrar o denominador comum entre investimento (valor do ponto comercial), fluxo de pessoas e demanda reprimida pelo produto ou serviço é fórmula essencial para garantir grande parte do sucesso de qualquer operação varejista com ponto físico.
Faça um plano de viabilidade financeira bem detalhado
Lembre-se de inserir no plano de negócio o capital de giro necessário e todos os investimentos com a reforma e aquisição do ponto. Com os números em mãos, é possível ter uma previsão mais realista para definir quais os prazos médios para lucrar com o negócio. Esse levantamento permite ao candidato planejar, de maneira concreta, quanto irá investir, no que precisará economizar, quando e quanto terá retorno. Tudo isso prevendo as possibilidades e estando mais preparado para as constatações financeiras a curto, médio e longo prazo. Taxas cobradas pelas franqueadoras também entrar nas planilhas de custos.
Fonte: ABF