Está começando hoje, dia 11 de novembro, a Expo Franchising ABF Rio 2021, uma das principais feiras de franquias da América Latina e a única edição física oficial do sistema de franquias no Brasil em 2021.
Sempre que temos importante eventos como esse, eu gosto de passar algumas dicas importantes aos interessados em investir em franquias sobre como explorar as feiras de franchising.
Primeiro, eu começo com 4 conselhos básicos: use a feira para aprofundar o conhecimento no mercado de franchising, inicie ou estreite o relacionamento com as franquias que você já tem interesse, obtenha todo o material prévio necessário à avaliação dos números e informações do negócio e participe dos fóruns, debates e palestras informativas que normalmente são promovidos durante esses encontros.
Com certeza, agindo assim, se essa for realmente a sua intenção, será muito difícil ficar longe desse mercado. Não há dúvida de que as feiras de franquia são importantes ferramentas para os franqueadores divulgarem suas marcas e seus modelos de operação, bem como para os candidatos conhecerem mais detalhadamente e de perto as ofertas que estão no mercado.
Mas, é bom saber que as feiras de franquias não devem ser o momento no qual serão celebrados contratos de franquia. Espera-se dos expositores que dela fazem parte, que aproveitem a divulgação e o direcionamento do público presente para darem início às tratativas de novas operações.
No caso da Expo Franchising ABF Rio, o objetivo é mostrar ao público que o setor de franquias vem retomando as atividades de forma consistente. É o que indica a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising. Segundo o estudo, feito em parceria com a empresa de pesquisas AGP, o faturamento no 2º tri chegou a R$ 41,140 bilhões de abril a junho deste ano. A variação foi de -35,7% de 2019 para 2020 e de +48,4% para 2021. A receita do franchising mostra, portanto, recuperação significativa no trimestre pesquisado, quando comparado ao ápice dos efeitos da pandemia (em 2020).
Portanto, a Expo Franchising ABF Rio acontece em um momento importante para que os novos empreendedores tomem conhecimento do mercado de franquias. Mas até que ponto podemos aprofundar o contato numa feira de franquias?
Normalmente, a etapa que se vence na feira é a do conhecimento inicial, quando os representantes do franqueador podem perceber em determinado candidato o potencial que esperam para a operação de uma unidade franqueada de sua rede. Do lado do franqueado, esta é a oportunidade de conhecer detalhadamente as principais informações do negócio pretendido, bem como travar com o franqueador os principais contatos que poderão fazer toda a diferença lá na frente, quando ocorrer a contratação.
Assim, mesmo não se formalizando a contratação na feira, a sua utilização como canal entre franqueado e franqueador é uma importante ferramenta para ambas as partes. O candidato pode, além de conhecer os potenciais negócios com os quais se identifica, adquirir importantes conhecimentos sobre o desenvolvimento de nuances do segmento que escolher.
Meu aconselhamento, contudo, é que, a despeito do procedimento específico adotado para cada franqueador, nada seja assinado na feira. O momento de se sacramentar a contratação não ocorre lá. Pode, como já disse, decorrer dela (aliás, é o que, efetivamente se espera), mas não ser feito durante esse primeiro contato.
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