fbpx
Tire suas dúvidas sobre franquias

No mês passado, fiz uma série de “perguntas e respostas” no meu perfil do Instagram com resultados muito positivos. Muitas pessoas me pediram para que eu colocasse o resultado dessas enquetes de forma organizada. Bom, abaixo estão dúvidas muito comuns que franqueados, franqueadores e empreendedores tem sobre franchising. Se vocês gostarem desse tipo de conteúdo, podemos fazer mais nas próximas semanas.

O perfil do investidor franqueado pode favorecer um repasse?

Sim, porque o franqueado que tem perfil de investidor não busca propriamente um trabalho. A intenção é investir e ter retorno do investimento e, neste sentido, um negócio repassado, que tem histórico de faturamento e custos, pode ser muito mais atrativo.

O repasse elimina as etapas iniciais do momento, pode sair até mais barato para o investidor capitalizado (como ocorreu agora durante a pandemia)

É verdade que todo negócio é franqueável?

Sinceramente, não gosto dessa “máxima”, embora seja muito utilizada no mercado. O negócio é franqueável a partir do momento que ele pode ser replicado, quando se baseia em uma experiência prévia de sucesso e quando oferece um diferencial que faz sentido e justifica o investimento.

Prefiro dizer que a grande maioria dos negócios pode ser preparada para se tornar franqueável.

Quero repassar a minha loja. Como faço para que a franqueadora encontre alguém para a compra?

Antes de tudo, é bom deixar claro que encontrar um candidato para a sua unidade franqueada não é uma obrigação da franqueadora. Obviamente, ela tem um cadastro de possíveis interessados e pode ajudar, mas não é uma obrigação.

O principal interesse, na maioria das vezes, é que a rede seja saudável. Então, compartilhe com a franqueadora quais são suas necessidades e peça ajuda para repassar o negócio se for esse realmente o caso.

Preciso ter assessoria jurídica para formatar meu negócio em franquia?

Claro. Na verdade, você precisa ter assessoria jurídica para qualquer contratação, mas em especial no franchising, a própria lei prevê o cumprimento pelo franqueador de uma série de obrigações que, a meu ver, só podem ser efetivamente observadas com um suporte jurídico adequado.

Para franquear o meu negócio, preciso estar há quanto tempo no mercado?

Não há previsão legal específica quanto ao tempo de existência da franqueadora, mas é da essência do franchising que o negócio seja testado antes de ser replicado. Franquear requer muita responsabilidade.

É um bom momento para comprar uma franquia?

Felizmente, a pandemia não trouxe só coisas ruins. Criou também muitas oportunidades para quem está capitalizado e pensa em empreender. A dificuldade de uns, pode ser a oportunidade para outros. Nesse sentido, é sim um bom momento para investir nesse segmento.

Ficamos por aqui. Não deixe de curtir nossos perfis nas redes sociais. Temos muito mais material sobre franchising em outros artigos aqui no blog. Sugiro esse aqui onde explico a diferença entre ROI e Payback, outra dúvida muito comum também. E se você quiser saber mais sobre franquias, baixe de graça o meu e-book Franchising no Brasil – Tudo o que você precisa saber. Até a próxima.