fbpx

Os termos mais procurados no Google quando o assunto é franquia são “franquias de sucesso”, “como encontrar uma franquia de sucesso” e “as melhores franquias”. Contudo, o que os resultados do Google não mostram é que o conceito de “sucesso” varia de pessoa para pessoa. Em outras palavras, avaliar o “sucesso” de um empreendedor e do seu negócio é algo que vai além de lucros e retorno financeiro. Claro, que essas são questões fundamentais para o sucesso de qualquer investimento, mas não é tudo, quando falamos de empreendedorismo ou mesmo de realização pessoal.

O Brasil tem hoje mais de 2.700 redes de franquias em praticamente todos os segmentos de negócios. O empreendedor tem a sua disposição um espectro gigantesco de opções para tirar daí a empresa na qual vai investir seus sonhos e suas economias. Mas como escolher? Quais questionamentos devem ser feitos pelo empreendedor antes da tomada de decisão? Como descobrir o segmento com o qual se tem mais afinidade?

São muitas as dúvidas enfrentadas pelos empreendedores / investidores. Vamos dar aqui cinco dicas, ou melhor, cinco perguntas que todos os candidatos precisam fazer antes de escolher qual melhor rede de franquias para as suas pretensões.

Como abrir meu negócio minimizando meus riscos?

Para qualquer investimento, é necessário o suporte profissional de especialistas para minimizar os riscos e apontar melhoras práticas. No caso das franquias, essa ajuda profissional é ainda mais importante, pois o setor de franchising no Brasil é regulamentado e possui regras próprias definindo direitos e deveres para franqueadores e franqueados.

É importante ter um suporte jurídico que garanta à empreendedora ou ao empreendedor uma blindagem jurídica do negócio como a forma mais eficiente e econômica de se proteger de riscos desnecessários; da mesma forma, que auxilia nas etapas de negociação com a franqueadora, no contrato de franquia, no aluguel do ponto comercial e em várias outras etapas da abertura do negócio.

Quero trabalhar com o público final ou com empresas?

Muito importante saber para qual tipo de cliente você e sua empresa estão dispostos a trabalhar. Aqui, as diferenças são enormes. Caso você escolha trabalhar com o público, tem que gostar de pessoas: simpáticas, estressadas, apressadas, bem humoradas, agressivas etc. Lembre-se que como dono do negócio, você será exemplo para os seus empregados, portanto, tenha claro quais são as habilidades que você terá que ter para tocar a empresa.

Em contrapartida, o trabalho com empresas exige mais comprometimento de horários, organização e prazos pois, na maioria das vezes, são clientes mais exigentes e quase sempre sensíveis a preço. Qualquer que seja a escolha, é importante ter a consciência dos desafios que cada tipo de cliente oferece.

Quero trabalhar nos fins de semana?

Essa é uma pergunta que poucos empreendedores se fazem. Dependendo do segmento, os finais de semana são os melhores dias para o funcionamento da empresa e o franqueado tem que estar presente para que tudo funcione corretamente. Se a franquia for aberta em shopping center, serão sábados e domingos de muito trabalho.

Essa pergunta vai além das horas trabalhadas; muitas vezes, a família tem que estar profundamente envolvida para compreender que a ausência do cônjuge – ou da mãe, ou do pai ou mesmo de ambos no caso de famílias – nos dias em que muitos estão se divertindo. Já testemunhei muitas empresas fecharem porque o dono empreendedor não estava disposto a entregar todos os seus finais de semana para o negócio.

Mesmo para quem atende empresas, tem que ter em mente que poderá ser comum usar os dias do final de semana para atender as demandas dos clientes. Ser dono do próprio negócio é dar o seu tempo para ele em prol do sucesso da empresa e da realização pessoal.

Devo usar minhas economias ou captar empréstimo no mercado?

Decisão importantíssima. Aparentemente, iniciar um negócio já endividado não soa como uma boa escolha. Mas é importante ressaltar que empréstimos podem ser uma opção interessante caso as condições do financiamento sejam boas. Ou seja, se os juros forem abaixo do mercado e com prazo de pagamento longo o suficiente para que seu negócio prospere, pode ser uma boa decisão.

Se for contar com as economias pessoais, é importante saber que será necessário manter-se mesmo com a unidade franqueada já em operação. Os lucros iniciais poderão não ser suficientes para pagar as contas empresariais e pessoais. Portanto, tenha em mente em investir de 50% a 60% do seu patrimônio financeiro. Por exemplo, se você tem 200 mil reais guardados, invista até 120 mil no negócio, o resto é o seu fôlego financeiro.

Qual o segmento de mercado que eu quero atuar?

Como já dissemos anteriormente, há franquias para quase todos os segmentos de mercado. Muito provavelmente, você, empreendedora ou empreendedor, já trabalhou no segmento que agora deseja empreender. Experiência sempre ajuda, mas não é necessariamente um pré-requisito para a abertura do negócio.  Habilidades como gestão de pessoas, finanças, vendas, marketing entre outras também vão te dar a base para tocar a sua franquia.

Para seu conhecimento, os maiores segmentos de franquias no Brasil são:

  1. alimentação,
  2. saúde beleza e bem estar,
  3. serviços,
  4. moda,
  5. hotelaria e turismo,
  6. serviços educacionais,
  7. casa e construção.

Clique aqui para ganhar o meu e-book O Mundo do Franchising no Brasil. Aproveite, é de graça.

Este e outros assuntos relacionados às franquias estão disponíveis aqui no nosso blog, explore e informe-se. Muito obrigada e até a próxima.