fbpx

O que se deve pesquisar sobre uma franqueadora?

A primeira coisa a ser feita é analisar a missão, visão e valores da empresa.
Após isso, analise o plano de negócio, demonstração de resultado e o projeto de expansão. Assim que terminar sua análise sobre investimentos e as coisas forem caminhando no sentido de uma parceria, chega a parte fundamental: fazer a pesquisa com os franqueados da rede.

O que deve ser perguntado ao franqueado?

Deve ser perguntado sobre o dia a dia na operação, o tempo que ele está operando a unidade, o retorno do investimento, o faturamento e, principalmente, a relação com a franqueadora. Não existe nenhuma apresentação ou demonstração de resultado que possa substituir a opinião dos franqueados de uma rede. São eles que podem opinar com autoridade sobre o seu desejo de pertencer a uma determinada rede de franquias, mas lembre-se, a pesquisa deve ser feita com no mínimo de 5 franqueados, para que uma opinião isolada não seja uma verdade absoluta.

O franqueador vai trabalhar no negócio?

Não. O franqueador vai trabalha no desenvolvimento contínuo do negócio e no suporte ao franqueado, mas a gestão da unidade é de exclusiva responsabilidade do novo empreendedor. Ele será o responsável por zelar pela marca, garantir a qualidade dos produtos e serviços em sua unidade, e também por buscar o retorno financeiro

É interessante estes pontos estarem pré estabelecidos antes da assinatura do contrato, no intuito de evitar conflitos e beneficiar o negócio.