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O fator relacionamento no mundo das franquias é um assunto praticamente inesgotável. No inicio da empreitada, ele pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Isto ocorre, pois é no começo da operação que a clientela do negócio ainda está sendo conquistada. É quando o domínio da operação ainda não está nas mãos do franqueado

Se tudo que já foi dito até aqui sobre a estruturação da franquia for posto em prática, não existem tantos motivos para preocupação. Deve-se pensar muito sobre a escolha do tipo de negócio que se vai desenvolver, a importância da escolha da rede de franquias a que se vai se associar, o investimento consciente dos recursos financeiros e a obediência às indicações da franqueadora quanto a previsão de capital de giro, reservas financeiras em razão do tempo de maturação da atividade. A remuneração dos colaboradores e a determinação dos custos de ocupação também costumam ter grande impacto no resultado final do negócio

Entretanto, se algo deixou de ser pensado no momento oportuno, pode acontecer de o negócio desde o seu início dar sinais claros de que irá agonizar em pouco tempo e é muito importante ficar atento a estes sinais. A rigor, no início nada pode ser desprezado. Nenhuma nuance, nenhum indicador pode ser desconsiderado. E, ao perceber que o rumo do negócio não é o que foi inicialmente traçado, é crucial que se tomem imediatamente as providências para “estancar” o problema.

Se eventuais problemas na relação entre ambas as partes do negócio forem solucionados seguindo as orientações passadas ao longo do livro, a chance de conflitos diminui muito. Pois além de reduzir a chance de disputa, tanto o franqueador como o franqueado, irão sabe se comportar nesta situação.