fbpx

Que ser dono do próprio negócio é bom, você já sabe. O caminho das franquias é chamativo, mas há sempre uma certa insegurança quando se pensa em entrar em um território desconhecido. Saber encaixar suas características pessoais com o tipo de empreendimento que deseja investir é essencial para um negócio bem sucedido. E o segmento que mais cresce no Brasil, que por isso pode ser considerado um dos mais confiáveis no mundo do Franchising, é o de alimentação, que gerou R$ 45 bilhões em 2018.

O poder do setor

A ABF, Associação Brasileira de Franchising, faz anualmente um estudo que identifica as 50 maiores franquias do país. O divulgado no começo do ano apontou que, das dez primeiras, cinco se encontram no segmento de alimentação. Delas, apenas uma apresentou um número menor de unidades em 2018, comparado com o ano anterior. Isso mostra o crescimento do mercado. Além disso, também mostra que que a porta de entrada para virar um franqueado está aberta para quem deseja investir.

O restante do top 10 está dividido entre os segmentos de saúde, beleza e bem-estar; serviços automotivos; serviços educacionais; e hotelaria e turismo. Há uma grande variedade e possibilidade de sucesso em todas as áreas, desde que o empenho e disposição estejam alinhados com a ambição. Contudo, para quem deseja uma opção mais segura, os índices apontam o segmento de alimentação como o mais confiável.

Espetto Carioca

O Espetto Carioca, uma rede de Bares e Restaurantes especializados em petiscos no espeto, apesar de estar fora do top 10, é uma boa opção de franquia em crescimento.

A parceria com o delivery

Caminhando de mãos dadas com as franquias alimentícias, estão as de delivery. Com novos aplicativos sendo criados todos os dias, novas oportunidades surgem. Na internet, essas tecnologias movimentam cerca de R$ 11 bilhões por ano, segundo a ABRASEL, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Um exemplo é o Ifood, líder no segmento, que apresentou um crescimento de mais de 100% em 2018.

Outra vantagem do setor é o custo baixo de investimento inicial, incentivo para começar a empreender.

Gostou desse post? Leia também:

Franchising no Rio de Janeiro – O momento de retomada

Selo de Excelência em Franchising – o que é, e no que pode me ajudar?