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Apesar do cenário atual, o mercado de franquias do Rio de Janeiro continua apresentando crescimento. Segundo balanço da Associação Brasileira de Franchising (a ABF), o setor faturou mais de R$ 16 bilhões em 2018, um crescimento de 6,2% em relação ao ano anterior. Além disso, o mercado fluminense cresceu 19% em número de marcas, além de 12% em unidades. Com isso, o Rio se consolidou como o 2° maior estado em número de redes e unidades de franquias no Brasil.

Sobre isso, Eliane Bernardino, ex-presidente da seccional Rio de Janeiro da ABF, disse o seguinte:



“Mesmo com toda a instabilidade ainda percebida em 2018, estes números refletem a força do mercado fluminense.
O Estado possui grandes marcas, com atuação em todo o País e está enfrentando com profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico.
Além dos números que já são animadores, se comparados aos anos anteriores, vemos com otimismo a retomada dos índices de confiança dos consumidores e dos empresários nesses primeiros dois meses de 2019, o que está gerando reaquecimento nas vendas e também na demanda de candidatos a franquias”


Principais setores

Alinhadas com o mercado nacional, a maioria das redes do Rio atuam nos setores de Alimentação (33,2%), Saúde e Bem-estar (16,5%) e Moda (13,6%). Além desses, outro setor que pode ser destacado é o de turismo. Isso se dá pelas inúmeras atrações que o estado oferece, fator que pode ser explorado pelos empreendedores.

Conselhos

Agora, você já viu que investir em uma franquia no Rio de Janeiro é um bom negócio. Mesmo assim, é preciso que você, empreendedor, se atente a alguns detalhes antes de fechar o acordo. Algumas recomendações são:

  • Escolha uma franquia com a qual você se identifique;
  • Marcas consolidadas terão maior domínio sobre processos e estratégias;
  • Converse com outros franqueados da rede para obter um feedback completo.

Quer saber mais? Veja mais dicas sobre o assunto nesse post.

Além dessas recomendações, vale lembrar também que a assessoria jurídica é muito importante para quem pretende entrar nesse mundo. Análise de contratos, pré contratos e COF (Circular de Oferta de Franquia), por exemplo, são momentos de extrema importância. Para isso, a Von Jess oferece suporte completo em todas as etapas da negociação, auxiliando assim a entrada do empreendedor no mercado de franchising.

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