fbpx

Sonha em ter seu próprio negócio, mas tem medo da insegurança do mercado de trabalho? Nesse caso, investir em uma franquia pode ser a melhor opção, pois você estará trabalhando com um modelo de negócios já consolidado. No post de hoje, separamos aqui 10 dicas que você, empreendedor em potencial, deve saber antes de entrar no franchising.

1. Reconheça suas capacidades e defeitos

Antes de começar a pensar na sua franquia, é muito importante saber se você mesmo está pronto para ser dono do seu próprio negócio. Para isso, separamos algumas perguntas que você deve se fazer antes de começar a empreender. São elas:

  • Está disposto a trabalhar mais do que o normal? (Um exemplo são as franquias no setor de alimentação, que possuem maior lucro nos fins de semana e feriados)
  • Já teve um negócio próprio?
  • Se relaciona bem com pessoas diferentes?
  • Apesar de ser um negócio próprio, você ainda terá que seguir regras impostas pelo franqueador. Está pronto para isso?

2. Não ache que reconhecimento de marca é tudo

É claro que ter uma marca já estabelecida e forte no mercado ajuda muito, mas isso não é uma garantia de sucesso. Gerir uma franquia exige estudo, dedicação e empenho.

3. Escolha a franquia certa

Na hora de decidir para onde vai o seu investimento, pesquise todas as possibilidades possíveis. Tendo feito sua decisão, certifique-se de que a franquia escolhida domine as práticas do negócio e do seu segmento e, se possível, visite a unidade piloto dessa franquia, para aprender o máximo possível sobre a operações e a gestão administrativa.

4. Antes de fechar negócio, questione o franqueador

Como dito na dica 2, só ter um nome consolidado não basta. Antes de qualquer acordo, é muito importante que haja uma conversa entre franqueador e franqueado para que o investidor obtenha o máximo de entendimento sobre a operação. Também é importante definir o que é responsabilidade na gestão do franqueado. O blog Portal de Franchising tem um ótimo post sobre 19 perguntas indispensáveis para fazer ao franqueador antes de abrir uma franquia.

5. Analise sempre contratos e dados

Pode parecer óbvio, mas é muito importante que todos os contratos referentes ao seu negócio sejam analisados e estudados, tanto por você, quanto por uma equipe de profissionais, como advogados e consultores que podem questionar os termos e observar detalhes mais específicos que poderiam passar despercebidos. Com isso em mente, nós da Von Jess oferecemos assessoria jurídica e acompanhamento de contratos, como o COF (Circular de Oferta de Franquia).

Advogado conferindo dados de um contrato.
Nesses casos, a atenção aos mínimos detalhes é essencial.

6. Participe de treinamentos e atividades oferecidas pelo franqueador

Esse momento irá exigir sua total atenção, pois é a hora em que você irá aprender a como fazer dinheiro com o seu negócio. Estude os processos do franqueador, e procure saber sobre a experiência dele e de outros franqueados que estão no mercado há mais tempo que você.

7. Pense no futuro

Imagine o seguinte: você abre sua franquia, e ela de imediato se transforma em um sucesso. Nesse momento, é muito fácil achar que será assim pra sempre, e que todos os seus problemas estão resolvidos, não é? O problema é que não é bem desse jeito, e o planejamento para o futuro é um dos fatores que define a vida útil do seu negócio.

Mulher de negócios pensativa.
O planejamento é uma das partes mais importantes do seu negócio.

8. Meça seus resultados

Com a sua loja já aberta e funcionando, é importante lembrar de sempre analisar seus resultados ao longo desse tempo. Se a franquia está rendendo o que é esperado, se atingiu as metas definidas, entre outras coisas. Crie métricas, coloque tudo em planilhas, faça uma análise do panorama geral do seu negócio, e observe o que está dando certo e o que pode ser melhorado.

9- Mantenha boas relações

Seja com o cliente ou com a franqueadora, uma boa relação é fundamental para o sucesso da sua franquia. Além disso, ainda traz uma reputação positiva para o seu negócio. No caso da franqueadora, evite discussões ou conflitos internos, pois quanto melhor a relação, melhores os resultados. Em relação ao cliente, instrua seus funcionários a serem os mais solícitos possíveis. Respeitar e ajudar o consumidor no que for necessário é essencial. A advogada Ana Von Jess falou mais um pouco sobre essa relação franqueador-franqueado neste vídeo.

10- Analise sua trajetória

Após algum tempo funcionando, vale para o empreendedor fazer uma retrospectiva do seu negócio. Como a franquia performou, se já apresenta lucro, o que precisa ser melhorado, o que pode ser cortado, etc. Aprender com os próprios erros e investir nos acertos é o que irá levar o seu negócio pra frente.

Homem mostrando gráficos de resultados de uma empresa.
Olhar pra frente só é possível quando sabemos tudo sobre o que foi feito no passado.