fbpx

A verdade é que todas as atividades contam com alguma sazonalidade em suas operações, algumas mais intensamente que outras. Sorvete vende mais no verão, chocolate vende mais na páscoa, perfume e roupa feminina vendem muito no Dia das Mães, e por aí vai.

O importante é que, ao escolher a atividade na qual irá investir e seu segmento de mercado, sejam pré-avaliadas todas as nuances que a envolvem. Nenhum investimento em uma franquia é feito para durar um verão. Ele deve sobreviver o ano inteiro, ainda que seja na estação do calor o ápice de suas vendas.

O franqueado deve ter consciência de que haverá um período de bonança que deve superar o outro que não será tão bom. Portanto ele deve sempre recorrer ao seu franqueador para buscar conselhos e renovações no planejamento. Identificar os interesses dos consumidores e desenvolver novos produtos são fatores importantíssimos para esta variação do foco de vendas.

Enfim, quando se fala de sazonalidade, fala-se de planejamento e cuidado, além da enorme parceria que deve sempre existir no mundo das franquias.