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Tendências

Atualmente as grandes marcas estão investindo em todos os canais de venda. Trata-se a rigor de uma tendência natural e impossível de ser evitada.

A evolução do varejo e das exigências dos consumidores é uma realidade a qual o mercado mundial vem tentado acompanhar.

Falando especificamente do mercado de franquias, tenho vivenciado uma verdadeira “luta”de interesses entre franqueadores e franqueados. De um lado a empresa gestora da marca, buscando estar presente com seus produtos nos principais pontos de venda, sejam eles virtuais ou físicos. De outro lado, os franqueados, temerosos de que essa “presença” possa significar “concorrência”, “desvio de clientela”e, consequentemente, queda de faturamento.

Mediando a questão, consigo enxergar perfeitamente as vantagens de difusão de uma marca,como também percebo com facilidade a origem do medo de alguns franqueados.

Normalmente, as colocações a este respeito têm a ver com o investimento na instalação de uma loja em determinado mercado e a percepção (muitas vezes equivocada) de que a existência de outro canal de venda configuraria uma invasão de território e, necessariamente, significaria um impacto negativo no resultado da unidade franqueada.

Penso que esse “pré-conceito” tem origem nos casos conhecidos de evidente canibalismo que, contudo, na realidade, nada tem a ver com a utilização de múltiplos canais de venda, pois nesta hipótese não serão abertas várias lojas iguais e próximas a ponto de dividir o mercado.

Pelo contrário. Compartilho da opinião dos franqueadores sérios com quem convivo de que a exploração de lojas multimarcas em praças próximas de onde estão instaladas as unidades franqueadas reforça a marca e, em consequência, acaba fortalecendo as lojas que a ostentam tendência.

Comércio Virtual

Da mesma forma acontece com o comércio virtual. Hoje simplesmente não se pode estar fora dele e, com certeza, a exposição que a internet proporciona desperta o interesse do potencial consumidor para aquele produto ou serviço para além do mundo virtual, o que proporciona benefícios também para as lojas físicas.

Assim,o importante em qualquer caso é que a franqueadora explore esses canais considerando todas as partes envolvidas e sempre medindo o impacto que essa utilização provoca em sua rede franqueada.