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Acaba de ser lançada a versão eletrônica do livro “Franchising no Brasil – Tudo o que você precisa saber”, da advogada Ana Cristina Von Jess. Ex-Diretora Jurídica da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro e ex-conselheira do Conselho de Franquia da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Ana Cristina aborda na obra as principais dúvidas e temas de interesse tanto de franqueadores quanto de franqueados, ajudando a desvendar alguns mistérios do universo das franquias.

O livro esclarece algumas questões que possíveis franqueados podem vir a ter em sua jornada no mundo das franquias. Desde o nascimento da vontade de empreender no segmento, até os momentos cruciais ao longo do processo, começando pela difícil dúvida, que envolve avaliar se ser um franqueado é ou não um bom negócio. Não existe uma resposta certa para esta pergunta, mas Von Jess oferece algumas reflexões para o questionamento do leitor.

Em seu livro, a advogada compara o ramo das parcerias de negócios com relacionamentos amorosos.  “Se não era bom na época do namoro, a tendência é só piorar depois de casados”, compara a autora. O livro discorre também sobre as questões contratuais desse tipo de negócio, as obrigações da franquia e dos franqueados e como solidificar esta parceria para que os resultados sejam positivos para ambos.

Segundo a especialista, tão importante quanto as questões burocráticas é o comprometimento. “Contratar, assumir obrigações, se comprometer com quem não lhe inspira confiança, com quem não é transparente em suas atitudes, pode, literalmente, por tudo a perder. Começar um negócio esperando apoio, suporte, parceria e, em troca, receber um comportamento evasivo, sem comprometimento com o resultado, pode destruir o melhor e mais bem redigido contrato”, escreve Ana Cristina.

Para Von Jess, um dos aspectos fundamentais é que ambas as partes tenham consciência de seu papel no relacionamento, afinal, o franqueador cada vez mais “respira pelo nariz do franqueado”. “O franqueado não pode mais ser tratado como mero operador. Ele é um empresário do franchising e sucessor da marca, alguém que a buscou para investir seu capital”, classifica a autora, que completa: “A realidade atual é que o franchising se transformou em um grande exercício de liderança horizontal, onde ambas as partes – franqueadora e franqueado – devem ser colocados no mesmo patamar”.

E, assim, para os dois lados desta relação, Von Jess segue debatendo sobre cada ponto. No entanto, cada assunto é abordado com uma linguagem direta, de fácil entendimento e temperado com casos reais dos anos de experiência da autora nesse meio. A leitura vale muito a pena.