Hoje em dia, é possível contratar uma microfranquia com investimento inicial de até R$ 50 mil, com um retorno mensal em torno de R$30 mil. Embora não seja necessário muito dinheiro para dar o pontapé inicial no negócio, não podem ser desprezados todos os cuidados inerentes as contratações
O baixo custo diminui o risco de perda, mas ele continua existindo. Adquirir uma franquia barata não é garantia de sucesso. Além disso, com o investimento menor, os candidatos ao negócio tendem a ser mais despreparados e com menos experiência de gestão do que normalmente se espera de quem está procurando um negócio próprio para explorar.
Por isso é bom frisar que independente do valor atrativo é fundamental contratar com cuidado. É importante também estudar o contrato buscando a opinião de profissionais competentes que possam lhe auxiliar na sua interpretação. Além disso sempre deve-se ouvir os franqueados já estabelecidos para formar seu próprio juízo de valor a respeito da franquia que pretende contratar. Desta maneira é possível tomar uma decisão consciente, com bom embasamento no assunto.