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Com o crescimento do franchising no Brasil, muitas novas oportunidades de negócio foram descobertas. Uma delas é a microfranquia, que por necessitar de um baixo investimento inicial, acaba se tornando mais “interessante” para o investidor. Hoje, iremos discutir um pouco sobre esse assunto, e analisar se realmente vale a pena investir nesse modelo de negócios.

O que é microfranquia?

Assim como franquias, a microfranquia pode ser definida como um negócio que é replicado por meio do franchising; a única diferença é o custo. Microfranquias são negócios que possuem um investimento inicial de até 3 vezes o PIB anual per capita do país. Tomando como base o PIB em 2018, o valor desse investimento seria algo próximo aos 90.000 reais, por exemplo. Um ótimo exemplo de microfranquias são os quiosques de shopping, sejam eles de alimentação, vestuário, ou até mesmo de eletrônicos (conserto de telefones, por exemplo). Além desses, um setor que que se aproveita muito das microfranquias é o de serviços, como: limpeza de piscinas, lavagem de carros, “maridos de aluguel”, etc.

A realidade da microfranquia

Por ser um negócio que exige um investimento inicial relativamente baixo, a microfranquia tende a ser confundida com uma opção fácil para se fazer dinheiro, o que não é. Apesar de já receber um “know how” do franqueador, ainda é preciso muito estudo e preparação por parte do franqueado. Empreender dessa maneira significa investir e assumir riscos, podendo ser ou não recompensando no final, mas também pode significar ser o seu próprio patrão e ter independência financeira. Disposição, vontade de aprender e planejamento são essenciais para que seu negócio seja um sucesso.

Vantagens

  • Baixo investimento inicial;
  • Consultoria da franqueadora;
  • Perfis de consumidores já definidos;
  • Menor risco de investimento;
  • Rede de parceiros e fornecedores já estabelecida;

Desvantagens

  • Pouca flexibilidade na gestão e nas operações, já que se segue um modelo;
  • Pouco controle sobre o local onde será a microfranquia;
  • Pouco espaço para inovação.

Dicas

  • Pergunte-se se você tem perfil de franqueado e está pronto para sujeitar-se ao cumprimento de orientações e padrões pré-determinados.
  • Estudar o contrato buscando sempre a opinião de profissionais especializados na área que possam lhe auxiliar. A Von Jess oferece suporte jurídico nessas etapas.
  • Fazer a conta pois, especialmente, tratando-se de microfranquias que, por vezes, têm um investimento inicial menor, porém seu retorno também é pequeno. É necessário que se tenha a exata noção do tempo de retorno de investimento, até para saber se o prazo contratual está compatível com ele.
  • Levantar qual será o ganho pessoal (pró-labore e lucro) que o negócio proporcionará e se está dentro das expectativas do franqueado.
  • Calcular o capital de giro necessário. O capital de giro é o valor que você deverá ter para pagamentos dos custos como: aluguel, luz, e telefone.
  • Ouvir os franqueados já estabelecidos, para que você possa saber mais sobre os métodos de trabalho e como funciona a relação franqueado-franqueador.

Conclusão

Tendência para 2019, o setor de microfranquia possui muitas vantagens para quem deseja a entrar nesse mercado. Contudo, podem levar a ilusão de que necessitam de menos suor. Engano. Qualquer negócio vai exigir esforço do empreendedor, não importa o tamanho. Além disso, pesquisar, perguntar e planejar são fatores obrigatórios para qualquer um que pensa em se tornar um empresário franqueado.

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