O ano será movimentado para o mercado de franchising . Quem afirma isso é André Friedheim, presidente da Associação Brasileira de Franchising, ABF. Segundo André, algumas novidades em franquias vão mudar o mercado. Para ele, “[recentemente] começamos a ver franquias de fintechs. São marcas que sugiram no ambiente digital e podem misturar loja digital e física para estar mais próxima dos consumidores”. Algo novo nesta área.
Para o presidente da ABF, este ano servirá também para cicatrizar de vez as feridas abertas durante a crise dos últimos quatro anos. Os empreendedores voltarão a investir aceitando a tomar mais riscos em um cenário político de maior otimismo. Esse movimento já foi percebido no final de 2018 e deve se acentuar neste ano.
Outra mudança vem das pessoas interessadas em investir em franquias: os Millennials. Esses jovens tendem a ser mais dinâmicos e esperam por resultados mais imediatos. “O timing deles é muito mais rápido. E o varejo tradicional mudou. São novos formatos, líderes, gestores e franqueados também”, confirma André. São jovens empreendedores que estão dispostos a trabalhar duro em seus negócios, não abrem mão da tecnologia e, muitos deles, chegam bastante capacitados ao mercado. O que é muito positivo.
Outro forte impacto que a tecnologia está causando está nas redes de alimentação. Cadeias de Fast-food, restaurantes e lanchonetes estão reinventando seus negócios a partir dos novos sistemas de delivery por aplicativos. “A grande vantagem é que, nas franquias, as cozinhas já estão montadas. A capilaridade é maior”, afirma o empresário. Com toda certeza, este será um ano de mudanças.
Fonte: PEGN
Gostou desse post? Leia também: