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Bons resultados

O mercado de franchising registrou, mais uma vez, resultados positivos em um cenário econômico desafiador. Mesmo diante das adversidades causadas pela greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo e de um ambiente político conturbado, as franquias que atuam no País ajudaram o setor a crescer 7% em 2018, na comparação com o ano anterior.

O balanço prévio foi divulgado nesta terça-feira (22) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Caso se comprove — o resultado consolidado do setor será divulgado em fevereiro —, o faturamento das redes franqueadoras deve atingir, pela primeira vez desde o início da série histórica, valor acima dos R$ 170 bilhões.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, o resultado se deve a abertura de novas unidades e o impacto da melhora da confiança por parte de empresários e consumidores.


Ainda na visão do executivo, o salto do franchising também é resultado de uma série de inovações desenvolvidas pelas redes de franquias que as ajudaram a enxugar custos e alcançar melhores resultados.  Para se ter uma ideia, um estudo recente da ABF mostrou que 92% das franqueadoras que atuam no País investiram em algum tipo de inovação nos últimos anos.

2019

Neste ano, a associação que zela pelo franchising no Brasil estima um novo crescimento entre 8% a 10% em receitas, na comparação com o faturado no ano passado. Quanto a geração de novos empregos, a previsão é de alta de 5%.

A mortalidade das franquias que leva em conta a porcentagem de unidades de franquias que fecharam em relação as que estão em operação ficou em 1% em 2018 e deve repetir o resultado neste ano.

Fonte: ABF