fbpx

Os programas de treinamento trazem vida aos manuais. São essenciais para todos: colaboradores, instrutores, empresários e gestores. Fazer com que novos franqueados, assim como os mais antigos, usem as informações contidas nos manuais só  através de treinamentos. Entretanto isto não é tarefa fácil, requer muito sacrifício e dedicação. Além do fato de que treinar pessoas é um processo feito em etapas.

Deve ser levado em consideração que o tempo é o fator mais importante nesta jornada. Não há negócio em que se possa transmitir conhecimento e fazer com que os franqueados aprendam de fato como tocar uma franquia de um setor em que nunca tiveram experiência antes, dento de 5 ou 10 dias. Não treinar antes da inauguração e no começo da franquia significa gastar mais para corrigir, reciclar e supervisionar a posteriori.

Disciplina e organização

A presença dos franqueados deve ser exigida desde o primeiro dia de treinamento. Com isso, cria-se uma atitude de respeito e disciplina dentro daqueles que irão começar sua própria franquia. É Imprescindível conscientizar estes novos empresários que este treinamento é como se fosse uma faculdade, que os ensina a gerir bem o novo negócio. A regularidade é importante pois ensinar aqueles que nunca tiveram experiência para fazerem contas, planilhas, compras e gerir estoque pode ser exaustivo.

Por isso, outro fator fundamental dentro do treinamento é a organização.  O treinamento deve ser dividido em módulos com prazo máximo de 90 dias. Desta maneira é possível checar a compreensão e a evolução dos assuntos. O objetivo deste árduo processo é formar franqueados multiplicadores, que sejam capazes de formar suas próprias equipes, aumentando a franquia.