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A sensação de pertencimento é aquela que nos faz pensar que somos pertencentes a tal lugar ou a tal instituição e que esses nos pertencem, de forma que vale a pena interferir e participar dos rumos e do desenvolvimento de suas atividades.

Quanto mais os colaboradores se sentirem inseridos no contexto da empresa, quanto mais forem ouvidos e lhes for permitido participar de seu processo de trabalho, mais pertencentes eles se sentem. Estimular a criação, a inovação, escutar e implementar as boas ideias sugeridas, possibilitando que eles façam parte do destino que o negócio está tomando, os faz ter vontade de demonstrar que integram aquela equipe e que fazem parte daquela empresa.

Nas relações de franquia, despertar essa sensação é ainda mais complicado. Essa dificuldade talvez seja maior, em função da ausência de subordinação que é inerente ao vínculo trabalhista. Quando há dependência financeira, pode até ser mais fácil integrar o pensamento, entretanto, quando ambas as partes investiram seu capital e buscam resultados em suas atividades, resultados esses que nem sempre são no mesmo sentido, a situação é outra.

O que vale nesse tipo de relação e pode fazer toda a diferença é o relacionamento. Só a qualidade dele garante a sensação de pertencimento. Quem se relaciona positivamente com a franqueadora e acredita na sua transparência e vontade de crescer proporcionando o crescimento de seus franqueados acredita que pertence a ela e vice-versa.