fbpx

Se identifique com o sistema de franchising e com a marca

O franchising é, reconhecidamente, um sistema com grande potencial para o sucesso, e que tem, naturalmente, atraído olhares de pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio. Porém, além do capital e da vontade de empreender, é necessário realizar uma vasta pesquisa sobre o setor de franquias, Assim você saberá se vai se identificar com ele para então, aí sim, escolher o segmento, a marca e a franqueadora que irá comprar.

A relação franqueado-franqueadora deve ser algo satisfatório e compensatório para ambas as partes. Acordos, direitos e deveres devem ser previamente discutidos e concordados de maneira transparente, haja vista que essa relação é estabelecida para perdurar a longo prazo, em geral no mínimo cinco anos, o que só se sustenta pela confiança e comprometimento.

Pesquise profundamente a franqueadora e o suporte oferecido

O novo candidato a franqueado precisa realizar uma intensa pesquisa sobre a franqueadora, tanto no aspecto jurídico quanto no comercial. Assim, ele pode identificar os pontos fortes e fracos da operação.

Importante também que sejam feitas entrevistas com franqueados e ex-franqueados da marca escolhida. O interessante é consultar, no mínimo, três de cada perfil. Novos e antigos franqueados, que tenham pontos ou unidades próximas e também longe da sede da franqueadora. Essa estratégia servirá para entender o grau de satisfação deles com o suporte oferecido e com o retorno prometido pela rede.

O suporte ao franqueado, vale reiterar, é uma das premissas básicas no franchising. Isso vale para o marketing, consultoria, planejamento, gestão ou qualquer outro setor. Ele deve ser feito de acordo com o que lhe foi prometido. Este é um ponto crucial que pode contribuir para o sucesso de toda a operação. Uma grande confusão que o novos franqueados cometem é confundir “suporte” com “fazer por ele”. O papel da franqueadora é dar suporte e do franqueado atuar e cuidar do dia a dia da sua operação.

Conheça a Lei de Franquias e analise todos os documentos jurídicos

Entender os seus diretos e responsabilidades dentro do sistema e avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é outro cuidado que se deve ter antes de investir definitivamente. Em caso de qualquer dúvida, não hesite em procurar um advogado ou consultor especialista para te fornecer suporte. A COF foi criada para dar segurança ao candidato, antes dele fazer qualquer investimento na franquia.

Fonte: ABF