fbpx
Franquias Home-based

Como vocês pediram, vamos falar novamente sobre as franquias que podem ser “tocadas” de casa ou de qualquer outro lugar. Estou falando das franquias home-based, ou seja, a gestão do negócio é feita de modo remoto de dentro do seu lar.

Como eu falei no artigo Franquias Digitais são um bom negócio?, essa modalidade de franquia está atraindo muito investidores que desejam abrir um negócio próprio. O baixo custo, a comodidade e, claro, o risco menor por se tratar de franquias são os principais motivos por de trás desse crescimento.

Existem os negócios mais óbvios, como serviços de marketing digital ou contabilidade on-line, como eu já citei no artigo mencionado acima. Mas estão surgindo franquias home-based em novas áreas de negócios. O que é muito bom como alternativas de novos negócios.

Concessionárias Digitais

A pandemia acelerou no Brasil esta tendência de negócio. Muito comum nos Estados Unidos, as concessionárias digitais estão ganhando mercado por aqui também. As montadoras estão investindo pesado nessa modalidade para a venda de carros zero quilômetro. No universo das franquias, existe a BMZ, uma franquia de venda de carros seminovos que pode ser operada de casa.

A franquia funciona de forma muito similar a outras franquias digitais: ao ser tornar um franqueado, você tem acesso a plataforma de vendas de toda a rede. Nela, você pode adicionar os carros dos seus clientes e vender também os carros ofertados por outros franqueados. O franqueado recebe treinamento em marketing digital para saber como divulgar sua franquia na mundo on-line e quanto investir entre outras coisas.

Importante citar que a franquia recentemente foi alvo de fraude usando o seu nome. Estelionatários usaram a fama da rede de franquias para aplicar golpes em pessoas que procuravam comprar carros usados. A empresa agiu rapidamente com divulgação pesada nos meios de comunicação e nos meios digitais informando como é a operação da DMZ e como seus franqueados atuam no processo de venda de veículos. Problemas aparecem para em qualquer negócio e é isso que se espera de uma franqueadora.

Serviços de delivery

Não há dúvidas que os serviços de delivery – ou entrega em domicílio, se você preferir – sofreram um boom de vendas. Os grandes players do mercado, como iFood, UberEats e Rappi, viram suas bases de clientes aumentarem exponencialmente durante a pandemia.

De olho também nesse segmento, outros empreendedores entraram no negócio e passaram a ofertar diversas franquias que atuam com delivery. Geralmente, essas franquias atendem às cidades médias e pequenas, mas nem por isso são menos lucrativas. Mas nem só de delivery de alimentação vive o mercado. Franquias de entrega em domicílio de serviços de lavanderia e até mesmo de farmácia de manipulação estão no cardápio. Alguns tipos das franquias citadas aqui são a Rapidão App, Juma Entregas para entregas de tudo, 5àSec, de lavanderia e a A Formula, como farmácia de manipulação.

Mídia offline

importante caso de sucesso é o da franquia PremiaPão, uma das franquias digitais mais procuradas no ano de 2020 e que ganhou o selo de excelência em franchising da ABF. E no que consiste o negócio da PremiaPão? Propaganda nas embalagens de pão. Isso mesmo. Aquele saco de papel que a padaria põe o seu pão de todo dia transformado em mídia offline que entra dentro da casa das pessoas. Fantástico, não? A franquia também entrega prêmios ao público que recebe as embalagens publicitárias através de sorteios.

Para o franqueado, a operação é feita por meio da plataforma digital oferecida pela franqueadora. Ele atende os seus clientes vendendo os espaços publicitários e faz as entregas das embalagens nas padarias. Para as padarias, as embalagens saem de graça. Todo o restante da operação, como impressão e entrega da mídia aos franqueados, fica por conta da franqueadora.

Como toda boa ideia desperta bons negócios, já existem concorrentes nesse mercado de embalagens publicitárias, como a Mídia no Pão, que já conta com 58 franqueados e a Achei no Pão.

Podemos encontrar franquias home-based em setores diversos como cosméticos, seguros, cuidadores, viagens e turismo, suplementos fitness, mentorias e muito mais. É um universo vastíssimo de negócios em franquias home-based que deve ser explorado por empreendedores que desejam ser donos dos seus próprios negócios.

Se gostou desse artigo, deixe seu comentário aqui ou nas nossas redes sociais.  Isso ajuda muito a gente a produzir mais conteúdo sobre o mundo do franchising. Quer saber mais, baixe de graça meu livro Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber clicando aqui.

Abraços e até o próximo artigo.