fbpx

Subestimar o treinamento

O item mais importante da compra de uma franquia é o treinamento, é comum franqueados faltarem em parte e até mesmo em todo o período de treinamento, visto que estão correndo com a montagem da loja. Por vezes, acham que a presença é desnecessária, e nesses casos eles enviam um “representante”. Esse é um dos maiores erros que o franqueado pode cometer, ninguém deve substituir o franqueado no treinamento.

Achar que a franquia crescerá sozinha

Muitos franqueados acreditam que por estarem comprando uma franquia não precisarão trabalhar. Esse é um grande erro, e infelizmente acontece mais do que gostaríamos. Esse perfil geralmente é de pessoas que adquirem franquias para diversificar os investimentos e acreditam que terão sucesso apenas por comprar um negócio que tem uma marca conhecida. Para esses casos, costumo sempre dizer: “Sucesso só vem antes de trabalho no dicionário”. Se o franqueado acha que não vai precisar trabalhar, pode se preparar para a falência.

Falta de capital de giro

Historicamente, muitos franqueados iniciam sua operação sem reserva de capital, por vezes para ajudar a custear o negócio nos 6 primeiros meses. Esse é um ponto crítico para qualquer operação, afinal, colocam 100% da sua reserva na obra ou adaptação do negócio e esquecem que precisam de caixa para garantir a continuidade do mesmo. Esse é um dos erros é muito comuns entre milhares de franqueados pelo País. Reserve parte do investimento para o capital de giro.

Fonte: ABF