fbpx
Franqueado por Necessidade

A pandemia que assola o mundo há mais de um ano, está causando profundas mudanças na vidas das pessoas. Além do mais, a recessão econômica imposta ao longo desse período, fez com que muitos profissionais perdessem seus empregos, forçando-os a empreender. Ou seja, abrir um negócio próprio foi a única saída para várias pessoas desempregadas em plena a crise da Covid-19. 

Por se mostrarem como uma opção mais segura e já testada, diversas redes franqueadoras se depararam com um tipo diferente de empreendedor: o da necessidade. Com um sentido de urgência maior, esse empreendedor vê nas franquias a chance de reaver a renda perdida após a demissão. Em muitos casos, o dinheiro recebido no processo de demissão é o único investimento disponível para a compra da franquia.  

Planejamento necessário

Por conta da urgência dessas pessoas, é natural que se queira “queimar” etapas para abrir as portas do negócio o mais rápido possível. Mas é aí que os problemas podem aparecer. Mesmo sendo uma franquia, a abertura do negócio próprio envolve risco. O senso de urgência não pode ultrapassar o senso de planejamento para a abertura da franquia. Algumas condições precisam ser consideradas, como: 

  • Achar o tipo de negócio que desperte a sua paixão de empreender. Seja dono de um negócio que você ama, de verdade.  
  • Fazer o planejamento financeiro. Saiba quanto tempo será necessário investir no negócio até que ele gere lucro (breakeven). 
  • Qual a renda máxima que o negócio irá prover. Saber qual a renda esperar é fundamental para não gerar decepções futuras. 
  • Contratar uma assessoria jurídica. Para minimizar quaisquer problemas futuros em contratos com a franqueadora, é fundamental ter ao lado um profissional que conheça a Lei de Franquias e todas as suas regulamentações.  
  • Estar disposto a trabalhar muito. Isso pode parecer óbvio, mas não é. Não raro, novos franqueados se deparam com uma realidade diferente da que tinham quando eram empregados. Há casos de ex-diretores de grandes empresas que resolvem empreender, mas estavam acostumados a trabalhar em empresas enormes, com várias funções e hierarquias. Para abrir e tocar uma franquia, é necessário estar no dia a dia da empresa, na linha de frente.  

Avalie a situação

Claro que existem muitos outros pontos para serem analisados, mas o importante é não negligenciar nenhum e partir para ser dono do próprio nariz. Muitas dificuldades ainda serão enfrentadas para quem decide ser um empreendedor. Leia esses artigos aqui do blog: 5 Dicas práticas para escolher a SUA franquia de sucesso e Os 4 Maiores Erros dos Franqueados. Eles vão te ajudar a dar os passos certos rumo ao seu negócio próprio. 

Se você quiser saber mais sobre o universo das franquias, baixe de graça o meu livro Franchising no Brasil – Tudo o que você precisa saber. Abraços e até o próximo artigo.