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Padrão

Sempre que se pensa em normas de franquia é normal pensar em padrão, identidade e unidades rigorosamente iguais ou pelo menos muito parecidas. A realidade é que se tratando de uma rede de franquias, o cliente de fato não deve fazer nenhuma distinção entre uma e outra. Ele entra em determinada loja, atraído pela marca, por seu layout interno e externo, sem conseguir identificar, tratar-se ou não de uma operação franqueada.

Orientações

Para manter a identidade e o padrão desenvolvido pela franqueadora, é muito comum a rede criar um manual operacional ou estabelecer alguma forma dessas orientações serem seguidas.

O manual faz parte integral do contrato e pode ter seu cumprimento cobrado pela franqueadora. Por outro lado, pode também o franqueado cobrar a entrega desse manual e o estabelecimento claro de quais são as normas operacionais que deverá seguir ao contratar com aquela franquia

É dever da franqueadora estabelecer a padronização de sua rede e indicar aos franqueados a forma de seguir as normas e procedimentos por ela determinados. É dever do franqueado zelar pelos padrões estabelecidos pela franqueadora e seguir fielmente o que for por ela indicado neste aspecto.

A franqueadora que quer cobrar determinado procedimento de seu franqueado deve expressamente determinar as regras que pretende que sejam seguidas, pois, do contrário, nada haverá para ser cobrado.