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Consultores de franquia

Quando temos diante de nós consultores de sucesso que conseguiram estabelecer uma atividade lucrativa e pretendem replicá-la e expandi-la no formato de franquia, devemos antes de tudo pensar que, não obstante toda a vasta experiência que ele possa ter em seu próprio negócio, o sistema de franchising é um mercado desconhecido e, portanto, será necessário um trabalho de “educação” quanto às premissas que norteiam este tipo de relacionamento.

Consultoria inicial

Normalmente, podemos dividir essa consultoria inicial em duas partes. A primeira que diz respeito ao próprio negócio. Nem sempre o que dá certo no formato de unidades próprias será necessariamente uma atividade lucrativa para os franqueados. Lojas próprias funcionam de forma conjunta, dividindo, suportando ou compensando os custos uma da outra. Para o franqueado o processo não é assim. Todo o custo de sua unidade é arcado, a princípio, somente por ele e, além do que é inerente à atividade, deve-se calcular como custo fixo o pagamento de royalties, taxa de propaganda e marketing, manutenção de software e outros que as unidades próprias não têm.

Logo, de início é preciso reexaminar o negócio em si no formato de franquia. O custo e a expectativa de faturamento das unidades franqueadas. Além disso, ainda pensando no negócio, detalhes como abastecimento, compras, logística, projetos, suporte, atendimento, estratégias de crescimento e expansão, enfim tudo que diga respeito ao relacionamento com os franqueados tem que ser pensado previamente.

Depois disso, “com a bola arredondada”, com o negócio formatado, os números e as expectativas devidamente calculados, passamos a segunda parte que é a documental, onde deve ser criada a formatação jurídica de apresentação e contratação da franquia, de acordo com o que a lei determina.

Não necessariamente uma parte está atrelada a outra. Algumas consultorias de negócio celebram parcerias com escritórios jurídicos para a formalização dos contratos, ou vice-versa. Entretanto, em qualquer caso, o importante é que, desde o início aquele empresário que se decidiu pela expansão através do sistema de franquia seja conscientizado, pelos profissionais especializados que com ele trabalharão para sua implantação, que o relacionamento de franquia, na verdade, constitui um “novo negócio” com o qual ele não está familiarizado e sobre o qual ele deve aprender para que possa se prevenir corretamente e evitar desagradáveis surpresas no futuro.