Como já havíamos mencionado em outros artigos, as dificuldades econômicas, a baixa dos juros e, claro, a pandemia, além dos altos índices de desemprego levaram e continuam levando mais e mais pessoas a buscarem alternativas de renda e investimentos. Agora, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a retomada gradual da atividade econômica e da circulação de pessoas, cresce o interesse por microfranquias, em que o investimento inicial é de até R$90 mil.
Recentemente, recebi um levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising) que mostra a força das microfranquias. No Brasil, há 562 redes neste modelo, sendo 63% puras e 37% mistas (com os dois modelos de franquia). Os principais perfis são profissionais que perderam o emprego e decidem investir o dinheiro da rescisão em um negócio e pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes. Em menor quantidade, temos ainda franqueados que expandem suas operações e investidores em busca de diversificação de seus ativos.
No Portal do Franchising, a busca por microfranquias entre maio e julho foi 14% maior do que nos três meses anteriores; 40% das páginas mais visitadas do portal são sobre microfranquias. E, historicamente, 80% do público, que busca uma franquia, declara que tem até R$100 mil para investir.
Mais do que nunca, é preciso reforçar a relevância da segurança jurídica ao pensar em investir em um negócio. Afinal, para muitos, trata-se de um patrimônio construído ao longo da vida. Sem dúvidas, o perfil do franqueado amadureceu muito nas últimas décadas, mas, conforme os dados acima citados, muita gente nova vem cogitando lançar-se ao universo das microfranquias. Nada como estar informado e muito bem amparando legalmente. Por isso, não deixe de ler meu livro Franchising no Brasil: Tudo o que você precisa saber . É só baixar, sem nenhum custo. Se gostou desse artigo, deixe seu comentário aqui ou nas nossas redes sociais. Isso ajuda muito a gente a produzir mais conteúdo sobre o mundo do franchising.
Seguem aqui outros artigos sobre esse tema: 5 Dicas para “Vender” sua Rede de Franquias, Franqueado por Necessidade e Franquias Digitais são um bom negócio?